Estrutura Organizacional

Secretaria de Justiça e Segurança Pública

JOSÉ AMÉRICO DE SOUZA GAIA
Secretário de Segurança Pública
Email: gabingeral.sejusp@ac.gov.br / gabinete.seguranca7@gmail.com

Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, concedido pelo Centro de Altos Estudos em Segurança Pública "Cel PM Nelson Freire Terra" da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com a conclusão do Curso Superior de Polícia (CSP) e Curso Superior de Polícia Integrado 2012, pelo Centro de Estudos Superiores da Polícia Civil, da Academia de Polícia "Dr. Coriolano Nogueira Cobra". Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA da Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Administração Policial pela Universidade Federal do Paraná, com a conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO). Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Ceará. Engenheiro Agrônomo da Universidade Federal do Acre - UFAC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Unidades e Organizações Públicas; Comando e Controle de Unidades Operacionais (Batalhão de Operações Especias - BOPE, Batalhões de áreas), Comando de Operações: "Jornada Mundial da Juventude" (JMJ), Comando dos Efetivos da Força Nacional de Segurança Pública empregados na Copa do Mundo - Rio 2014; Gerenciamento de conflitos em reuniões públicas; Supervisão, Coordenação e Instrutoria de Cursos Acadêmicos e Operacionais na área de Segurança Pública; Gestão, Controle e Fiscalização Ambiental em áreas estaduais e privadas e em comunidades indígenas do Estado do Acre. Foi Subcomandante Geral da Polícia Militar do Estado do Acre, Coordenador Geral de Planejamento e Operações da Força Nacional, Diretor da Força Nacional de Segurança Pública do MJSP e atualmente exerce o cargo de Secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública do Acre.

EVANDRO BEZERRA DA SILVA
Secretário Adjunto de Segurança Pública
Email: gabinadj.sejusp@ac.gov.br / gabinete.seguranca7@gmail.com

É Coronel R1 da Polícia Militar do Estado do Acre, pós-graduado em Administração e Gestão Pública pela Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC, pós-graduado em Segurança Pública e Complexidade pela Universidade Federal do Acre - UFAC, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Formado em Operações Especiais no 8° Curso de Operações Policias Especiais – COPE no BOPE/PMPE; Curso de Análise do Terrorismo pela Agência Brasileira de Inteligência – ABIN; Curso Internacional de Técnicas e Táticas Policiais pelo FBI/LIMA Peru; Curso Internacional de Polícia Comunitária pela Polícia Militar do Estado de São Paulo; Curso de Instrutor de Tiro “Método Giraldi”; Curso de Técnicas de Abordagem pela Polícia Federal; Estágio de Explosivista pela PMDF, dentre outros. Atuou no Corpo de Bombeiros Militar do Acre – CBMAC; Batalhão de Operações Especiais - BOPE/PMAC; no comando do 2º e 6º Batalhões de Polícia Militar; Coordenador-Geral do Grupo Especial de Operações em Fronteira do Acre – GEFRON/AC e atualmente exerce o cargo de Secretário Ajunto de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre.

MARILDA MOREIRA BRASILEIRO RIOS
Diretora de Gestão Administrativa e Financeira
Email: gestaoadm.sejusp@ac.gov.br / gabinete.seguranca7@gmail.com

Graduada em Administração e Pós Graduada em Administração Pública. Pós Graduanda em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Consultora certificada pela GigaMedia em Captação de Recursos de Bancos Públicos, Privados e de Agências de Desenvolvimento. Membro da ABCR. Consultora em Elaboração de Projetos e Captação de Recursos voltados para a Gestão Pública e para Instituições do Terceiro Setor. Atuou no Governo do Estado do Acre na Coordenação de Projetos Estratégicos voltados para geração de oportunidades de trabalho e renda; Assessora Técnica em Projetos Especiais por 6 anos, e 14 anos com Comunidades e Políticas Públicas Florestais. Consultora do Sebrae/AC nas seguintes subáreas Captação de Recursos, Planejamento Estratégico, Gestão Administrativa Comercial e Financeira, Elaboração de Planos de Negócios e Estudos de Viabilidade Econômica, Cooperativismo e Artesanato. Atualmente exerce o cargo de Diretora de Gestão Administrativa e Financeira da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública do Acre

MARCOS FRANK COSTA E SILVA
Diretor Operacional

Bacharel em Direito pela UFAC em 2009. Pós Graduação em Medicina Legal e Psicologia Forense, Ciências Forenses e Perícia Criminal ambos pela Unyleya e Ciências Penais pela Anhanguera. Possui Curso de Multiplicador em Unidades Especializadas de Fronteiras em 2019 e Concluiu a 13ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento, Polícia Judiciária, da Força Nacional em 2022. Policial Militar de 2002 a 2009. Oficial de Justiça do Poder Judiciário do Estado do Acre de 2009 a 2017. Em 2017 tomou posse no Cargo Delegado de Polícia Civil do Estado do Acre, Delegado Titular da Delegacia de Sena Madureira e Coordenador da Regional do Purus do ano de 2017 até o ano de 2023. Atualmente exerce a Função de Diretor Operacional na Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública do Acre.

ARGEMIRO PEREIRA DOS SANTOS
Diretor de Planejamento e Gestão Estratégica

Pós Graduação em Gestão Contra Sinistros pela UECE. Graduado em Engenharia Civil pela UFAC. Cursou Pericia de Incêndio e Explosões pelo CBMDF, Aperfeiçoamento de Oficiais do CBMCE e possui curso Superior de Polícia e Bombeiros pela Academia Estadual de Segurança Pública – CE. Foi Professor do Ensino Médio e Fundamental 2; Diretor Presidente da Fundação Hospitalar do Estado do Acre; Diretor de Acompanhamento de Obras Públicas– Casa Civil. Na carreira militar, foi Perito em Incêndios e Explosões e Coordenador Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros. É Coronel Bombeiro Militar e atualmente exerce o cargo de Diretor de Planejamento e Gestão Estratégica na Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública do Acre.